Passados dois anos e meio de sua criação, o projeto Academia Recife, da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, passa a apostar na tecnologia para fidelizar os recifenses e transmitir a mensagem de que a prática regular de atividade física promove benefícios para a saúde física e mental. Além de ampliar o horário de funcionamento e oferecer novas modalidades de exercício, as 13 unidades distribuídas pela cidade passarão a contar com um sistema unificado de gestão para acompanhar os resultados e o engajamento dos frequentadores. “Vamos melhorar o sistema de cadastro e começar a fazer formulações no programa baseados em dados”, diz o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.
Em 30 dias, será disponibilizado um aplicativo gratuito para os cerca de 54 mil usuários das academias. A ferramenta, que estará disponível para Android e IOS, reunirá informações sobre o treino de cada aluno, rendimento e frequência.
A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife também já tem investido em tecnologia na academia localizada no Parque Santana, Zona Norte da cidade. Numa experiência piloto, a unidade começou a fazer uso somente de energia solar para abastecer o espaço de atividades físicas. “Gradualmente vamos colocar energia renovável nas academias onde for possível”, informa Camilo.
As unidades localizadas nos Parques da Jaqueira e Santana passam a oferecer a corrida como prática regular, todas as terças e quintas, às 19h. Os grupos serão disponibilizados em outras academias, como a do Segundo Jardim de Boa Viagem e a da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. E em todos os espaços, a população já conta com exercícios além da musculação.
MODALIDADES
Entre as novas práticas, estão vôlei, futebol, capoeira, ginásticas localizada e aeróbica, dança, recreação e contação de histórias. “Com a ampliação do horário de funcionamento da academia do Segundo Jardim, terei possibilidade de fazer musculação”, comemora o estudante de enfermagem Gustavo Henrique da Silva, 31 anos.
Para divulgar os novos serviços, a secretaria dá inicio ao Circuito Viva Academia Recife, que será semanal e passará por todas os espaços em esquema de rodízio. Acontecerá sempre aos sábados, das 5h30 às 12h30. A primeira edição será no próximo dia 16 na unidade do Segundo Jardim de Boa Viagem, com a presença do grupo Patusco, a partir das 10h.
Fonte: Jornal do Commercio



