Atenção Médico – 01.08. 2021

MÉDICOS DAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS INTENSIFICAM MOVIMENTO EM BUSCA DE MELHORIAS NA REDE ESTADUAL DE SAÚDE

A presidente do Simepe, Claudia Beatriz, o vice-presidente, Walber Steffano, os diretores Adilson Morato, Fernando Júnior, José Alberto, José Tenório, Mário Jorge Lobo, Mozart Lacerda, Robson Miranda, Rodrigo Aragão, Rodrigo Rosas e Tadeu Calheiros, também vereador do Recife, além do advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino, participaram em 28/07, da AGE, por videoconferência, dos médicos das urgências e emergências da rede estadual de saúde. Na ocasião, discutiram sobre o chamamento dos aprovados no concurso público para provimento de médicos na rede, revisão salarial, pagamento da insalubridade em 40%, melhorias das condições de trabalho. No final da reunião virtual, os médicos aprovaram por unanimidade a ampliação da campanha de mídia nas redes sociais, expondo a real situação das emergências e urgências do Estado; além de relatórios específicos ao Cremepe e ao MPPE; pagamento de insalubridade de 40%; reiterar pedido de reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e de Administração (SAD) para abertura de mesa de negociação; intensificar o movimento da categoria, expressando a intenção de pedido de demissão dos serviços. Nova AGE virtual está agendada para o dia 01/09, às 19h.

 NOTA DE INDIGNAÇÃO CONTRA A PREFEITURA DO RECIFE

⠀O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público externar sua indignação com a Prefeitura do Recife quanto à imposição do período de férias dos médicos servidores. Acontece que o que era para ser um momento de alívio e descanso para os guerreiros que lutam diuturnamente, principalmente depois do início da pandemia, se tornou um transtorno. Isso porque faltam critérios razoáveis e objetivos para justificar a escolha de quais e quando os servidores irão gozar do seu período de férias. Ou seja, não há uma negociação da prefeitura com os colaboradores e sim uma imposição. A prefeitura utiliza critérios falhos e os médicos não conseguem escolher o mês que vão tirar férias. Um exemplo disso é quando um profissional médico que tem um período aquisitivo vencido tira férias antes de outro servidor com dois períodos vencidos. É preciso que a prefeitura reveja, com urgência, os critérios que estão sendo utilizados para o período de gozo de férias dos médicos servidores. E o Simepe seguirá vigilante nesta cobrança.

SIMEPE E DIRETOR DA REDE DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA DE OLINDA DISCUTEM SOBRE IRREGULARIDADES DO SPA DE PEIXINHOS

As dificuldades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, em Olinda, foi assunto da reunião da quinta-feira passada, 29/07,dos representantes do Simepe – o vice-presidente Walber Steffano e o diretor Rodrigo Rosas – com o diretor da rede de urgência/emergência de Olinda, Bruno Costa, na sede da entidade. Os principais problemas envolvem a falta de medicamentos e insumos, condições de trabalho precárias, escalas de plantão incompletas, ausência de coordenação médica, sobrecarga de atendimentos, entre outras questões. O Sindicato também aguarda o laudo definitivo da fiscalização do Cremepe naquele serviço de saúde, relatando todas as irregularidades identificadas. Após o diálogo, foi deliberada uma reunião com a secretária de saúde de Olinda, Luciana Lopes, e sua equipe para discutir propostas, soluções e desdobramentos. O Simepe reforça que só descansará quando todos os problemas forem solucionados.

JABOATÃO DOS GUARARAPES: SIMEPE E SECRETARIA DE SAÚDE DISCUTEM SOLUÇÕES PARA AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA

Após reivindicações dos médicos de Jaboatão dos Guararapes por melhorias na rede de saúde, o vice-presidente, Walber S teffano, e os diretores Malu David e Fernando Júnior, reuniram-se em 28/07, com gestores da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Secretaria. Durante o encontro, o Simepe reforçou a necessidade urgente de mudanças para a categoria. Os médicos reivindicaram melhorias das condições de trabalho, retomada da programação de férias, revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV); reposição dos índices inflacionários, incorporação e indexação das gratificações ao salário base, concurso público e valorização da preceptoria A secretária de saúde, Zelma de Fátima Pessoa, apresentou os possíveis encaminhamentos para resolução das questões citadas. A entidade segue na luta diária para proporcionar as devidas condições de trabalho para a categoria e a melhor assistência para a população e seus familiares.

SIMEPE, CREMEPE E CAOP SAÚDE DISCUTEM PROBLEMAS NOTIFICADOS NO MUNICÍPIO DE PAULISTA

Na terça-feira, 27/07, as entidades médicas de Pernambuco – Simepe e Cremepe – reuniram-se com representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção (CAOP) à Saúde do Ministério Público-PE, 3ª Promotoria de Justiça de Cidadania, Procuradoria Geral do município e o secretário de saúde de Paulista, Charles Roger. Na ocasião, discutiram sobre os problemas, soluções e desdobramentos em busca por melhorias. Durante a reunião virtual, a presidente do Simepe, Claudia Beatriz, e o diretor Rodrigo Rosas pontuaram as reivindicações da categoria e a precária situação da rede de saúde de Paulista.  Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 13 de agosto. O Simepe segue atento, lutando para garantir as devidas condições de trabalho para que os médicos possam prestar a melhor assistência à população.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas