Atenção Médico – 30.05.2021

Simepe, plantonistas da clínica médica e gestores do HGV debatem precariedades

Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) – a presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente, Walber Steffano e o diretor administrativo e financeiro Mário Jorge Lobo – reuniram-se na terça-feira passada (25), com os médicos clínicos e a gestão do Hospital Getúlio Vargas (HGV), na sede do hospital, no Recife. O intuito do encontro foi discutir sobre os problemas na unidade e as providências necessárias para solucionar o cenário de superlotação e exaustão dos plantonistas da clínica médica. Além dessas dificuldades, também há a necessidade de adequações nos fluxos de atendimentos e protocolos, além do déficit nas escalas de plantões. Sobre a necessidade de plantonistas para completarem a escala, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em reunião recente com o Sindicato, que seis clínicos aprovados no concurso serão convocados para o HGV. A entidade acolhe e compreende as dificuldades dos clínicos do HGV e buscará, junto à direção da unidade e à SES, resolver todos os problemas apresentados. Em breve, uma nova reunião será agendada para verificar e dialogar sobre o andamento das melhorias necessárias para o hospital.

Pediatras plantonistas do hospital Helena Moura reivindicam melhores condições de trabalho

Na tarde da última terça-feira (25), o Simepe, representado pela presidente Claudia Beatriz, pelo vice-presidente, Walber Steffano e pelo diretor Rodrigo Rosas, reuniu-se por videoconferência, com plantonistas do Hospital de Pediatria Helena Moura. Os plantonistas, originalmente lotados na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e após fechamento, realocados no Helena Moura. Eles debateram o desfalque nas escalas, a demora dos resultados de exames e a falta do intercorrencista na unidade. Os médicos afirmaram que existe uma sobrecarga enorme de atendimento na emergência pediátrica para a quantidade de plantonistas; devido à falta de um laboratório na unidade, foi mencionado que o tempo de espera para o resultado de exames já chegou a superar 12 horas, muitas vezes, acarretando a evasão dos pacientes. O Simepe envio ofício à direção da unidade, solicitando esclarecimentos dos problemas elencados.

Médicos de São Joaquim do Monte aguardam mesa de negociação com a secretaria de Saúde

Representantes do Simepe e médicos concursados da Unidade Mista Presidente Castelo Branco, de São Joaquim do Monte, no Agreste do Estado, reuniram-se em AGE, na última terça-feira (25), por videoconferência. Participaram da reunião os diretores Robson Miranda, Ana Carolina Tabosa e Rodrigo Rosas, além do advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino. Mais uma vez, os profissionais relataram que continuam sem receber a gratificação da Covid-19, suspensa há três meses, apesar de continuarem atendendo todos os dias à população. Além disso, direitos como insalubridade e adicional noturno não são garantidos pela gestão. “Entendemos que o diálogo e o bom senso são importantes para avançarmos na construção de uma saúde melhor para a população. Diante desse fato, solicitamos uma reunião com a Secretaria de Saúde, em busca de soluções dos problemas apresentados pelos médicos”, frisou a representante do Sindicato, Ana Carolina Tabosa.

Simepe e gestão de Caruaru discutem necessidades para os médicos nas unidades de urgências e emergências

Com o objetivo de discutir a mobilidade dos médicos na rede municipal de saúde, além da sobrecarga de atendimentos nas unidades de emergências de Caruaru, por conta do grande aumento de casos da Covid-19, os diretores do Simepe – Ana Carolina Tabosa e Robson Miranda – reuniram-se por videoconferência, na tarde sexta-feira passada, 28, com as representantes da Secretaria de Saúde, Lillian Leite e Domany Cavalcanti. Durante o encontro, os gestores reconheceram às deficiências nas escalas de plantão decorrente de pedidos de exoneração de alguns médicos das UPAs municipais e discutiram a mobilização temporária dos médicos da atenção básica e especializada para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).Além disso, 19 médicos estão sendo convocados por meio de seleção simplificada para recompor as escalas e, ao mesmo tempo, diminuir a sobrecarga dos atendimentos durante a pandemia. A secretaria de Saúde informou ainda que abrirá nos próximos dias novo processo seletivo para contratação de médicos em caráter emergencial.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas