Câncer: eventos marcaram luta

O domingo começou mais colorido e saudável no Parque Dona Lindu, na orla de Boa Viagem, que recebeu ontem a Corrida e Caminhada da Avon Contra o Câncer de Mama. O evento promovido pela multinacional contou com uma estrutura robusta de atendimento e de lazer no local, cujo objetivo central foi o de conscientizar as mulheres sobre a importância de detecção precoce da doença, que matou 12 mil brasileiras em 2010.
Desde 8h, os participantes puderam participar de uma caminhada de três quilômetros pelas ruas de Setúbal e também de uma corrida um pouco mais longa – cinco quilômetros. Embaixadora do Instituto Avon, a atriz Luiza Brunet também participou das atividades. Já os serviços gratuitos – foco do projeto – foram realizados através de unidades móveis e tendas montadas ao longo do parque, onde mais de 200 mulheres foram submetidas a mamografias. Os exames foram disponibilizados através de uma parceria da empresa com o Imip e o Hospital Barão de Lucena, que enviaram profissionais ao local.

“Nesse tipo de câncer a cura é a detecção em tempo hábil, já que é difícil prevenir a doença. O nosso foco é atender a mulher que não tem plano de saúde e que depende do SUS”, explicou Lírio Cipriano, diretor executivo da Avon. Aos 78 anos, a aposentada Judite Marinho nunca tinha feito o exame. Moradora de Brejo da Madre de Deus, no Agreste, ela está passando uma temporada no Recife e ficou sabendo do evento. Resolveu pegar a fila da mamografia com receio de não ter outra chance. “Já tinha tentado fazer outras vezes, mas era uma dificuldade muito grande. Não se pode brincar com o câncer”, disse.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas