Com mutirão de atendimentos, Simepe promove ação em homenagem ao Outubro Rosa

Prevenção, informação e detecção precoce. Essa foi a proposta do evento promovido nesta quarta-feira (25) pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), em parceria com o Shopping Tacaruna, em comemoração ao Outubro Rosa. A iniciativa, que fez parte do calendário de celebrações do mês do médico, contemplou cerca de duzentas mulheres entre às 09h e às 16h.

Os atendimentos, realizados de forma gratuita, ofertaram serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, peso/altura, além de orientações sobre o autoexame e formas de prevenção e tratamento do câncer de mama. Àqueles casos em que foram observadas maiores necessidades de acompanhamento médico, após a avaliação dos representantes da diretoria do Simepe que se dispuseram a examinar as pacientes, foram disponibilizados requerimentos de exames gratuitos de ultrassonografia da mama e mamografia nos Laboratórios Boris Berenstein e Lucilo Ávila, parceiros no movimento. “Achei uma iniciativa maravilhosa e muito importante para pessoas que, assim como eu, estão sem o plano de saúde”, elogiou Rosane Monteiro, de 43 anos, que está sem o plano há dois anos e foi beneficiada pela ação.

A diretora de eventos do Sindicato, Malu David, responsável pela idealização da ação, explica o objetivo da oferta das requisições.  “Estes exames que estamos incentivando e ofertando são instrumentos de detecção precoce, a real prevenção começa no dia a dia a partir de uma rotina de alimentação e hábitos saudáveis. Estamos priorizando hoje uma faixa etária de 40 a 50 anos, e em alguns casos até mesmo abaixo dos 30, que dificilmente é acobertada pelo sistema público de saúde por serem tidas como ‘de menor risco’”, explica a diretora.

A vice-presidente do Simepe, Claudia Beatriz, participou do mutirão de atendimentos e ressaltou a importância da causa social para a entidade. “O Simepe tem abraçado esta causa há alguns anos, que é de fundamental importância para a saúde da mulher, este é um mês dedicado não só ao tratamento, mas também à prevenção do câncer de mama. O Sindicato busca fazer sua parte, enquanto entidade civil organizada que trabalha em defesa do médico, mas que tem também um foco voltado para a sociedade”, afirma a médica.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Tadeu Calheiros, destacou a importância do acesso das mulheres à informação e prevenção da doença. “É importante estarmos localizados em um lugar de grande fluxo de pessoas, para que possamos reforçar esse movimento que, apesar de já estar consolidado no calendário nacional, precisa desse apoio. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, por isso estamos hoje aqui alertando a importância do autoexame e facilitando esse canal das pacientes para a detecção precoce e consequentemente para o tratamento”, disse o oncologista.

No mesmo espaço em que foi oferecida a ação social também está aberta ao público uma exposição de fotos e depoimentos de mulheres que superaram o câncer de mama. A mostra é gratuita e está disponível para visitação até o final do mês. “O Outubro Rosa do Simepe contempla uma exposição fotográfica que mostra mulheres de diferentes faixas etárias, que foram vítimas do câncer de mama, que superaram a doença e que trazem junto às suas imagens, frases de incentivo àquelas que estão iniciando essa jornada”, finaliza Malu David.

O Simepe está realizando desde sexta-feira (20/10), ações integradas para comemorar o Outubro Rosa, no Shopping Tacaruna que inclui uma amostra de fotografias e depoimentos de mulheres que superaram o câncer de mama. A exposição é gratuita e aberta ao público até o dia 31/10 (terça-feira).

Compartilhe:

Fique por dentro

Notícias relacionadas