Dia de beleza para elevar a autoestima

A aposentada Maria Lúcia de Souza Andrade, 60 anos, teve motivos para comemorar essa semana. Na última quarta-feira, celebrou seu aniversário e, na manhã de ontem, participou, no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), da Oficina da Beleza, que recebeu pacientes e ex-pacientes de câncer de mama da instituição para terem um momento especial.

Além de Maria Lúcia, outras 24 mulheres que passaram e ainda passam pelo tratamento de câncer de mama participaram do programa no HCP. A iniciativa faz parte das atividades do Grupo Renascer, que busca melhorar a autoestima das mulheres que enfrentam ou já enfrentaram a doença. A oficina teve início às 9h, com várias estações e diferentes atividades, como limpeza de pele, cuidados com as sobrancelhas e maquiagem.

De acordo com Fátima Filgueira, assistente social que está à frente do Grupo Renascer, essas atividades buscam ajudar as mulheres que enfrentaram alguma dificuldade por causa do câncer de mama, principalmente a falta de autoestima, a melhorarem a forma que se enxergam, mostrando que elas podem ter uma vida ativa e feliz após a doença. “O Grupo Renascer trabalha com três profissionais: psicóloga, assistente social e educadora física. Todas as atividades que fazemos é para melhorar a vida dessas mulheres”, afirma.

Maria Lúcia Andrade comenta que, com as atividades do grupo, passou a se sentir melhor. “É como a minha segunda família, uma segunda casa. Eu gosto de vir para os encontros do grupo”, contou. Petronila Ferreira da Rocha, 80, também aposentada e participante das ações do grupo, diz que o encontro lhe deu em um novo estímulo. “Antes, eram duas vezes por semana. Agora, apenas nas quinta-feiras. Fico ansiosa para os encontros”, relata.

Na Oficina da Beleza realizada ontem, cada uma das estações foram realizadas por voluntários da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco, que realiza atividades com os pacientes do hospital e é composta por voluntariado externo e ex-pacientes do HCP.

Além da Oficina da Beleza, o Grupo Renascer também realiza atividades voltadas para datas comemorativas, como Dia das Mães, festas juninas e carnaval. A psicóloga Érika Neves, que participa do grupo, conta que todas essas ações buscam manter a autoestima das mulheres. “O câncer de mama mexe muito com a mulher, principalmente em como ela se vê. Nas nossas atividades, buscamos trazer esse novo olhar.”

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas