Dois casos de botulismo em investigação no recife

Dois jovens de 29 e 28 nos, da mesma família, estão internados na UTI do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, com sinais de botulismo, doença neuroparalítica grave, resultante da ação de uma  toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser transmitida pela ingestão de alimento contaminado em razão de preparo ou conserva inadequada. Segundo o médico infectologista Demétrius Montenegro, chefe do Isolamento de Adultos do Huoc, a ocorrência é rara. O último caso registrado no Estado pelo Ministério da Saúde foi em 2004.

Uma torta de frango e milho, ingerida pelos irmãos durante o réveillon, é uma das suspeitas. Exames feitos por laboratório de referência, em São Paulo, já teriam confirmado a infecção nos pacientes, que não têm prazo para deixar os cuidados intensivos. Eles apesentaram quadro de fraqueza muscular, a partir da face, que progrediu para outras partes do corpo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos mais comumente envolvidos “são conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne de lata); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos”. De 1999  2014,  25 pessoas morreram no Brasil em razão da infecção. Do total de casos confirmados, 41% foram associados ao consumo de alimentos industrializados e 31% à produção caseira. A principal forma de prevenção é esquentar, de forma adequada, o alimento antes de consumi-lo.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas