O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), a Associação Médica de Pernambuco (AMPE), a Academia Pernambucana de Medicina (APM) e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuci (Cremepe), realizaram, na noite desta terça-feira (18/10), a 52ª solenidade de outorga da Medalha de São Lucas, em homenagem ao Dia do Médico. O evento aconteceu na sede da AMPE, no bairro da Boa Vista e foi regido pelo presidente do Simepe, Walber Steffano.
Foram agraciados os médicos Marcelo Moraes Valença, Nair Cristina Nogueira de Almeida, Oscar Coutinho Netto e Stemberg Farias de Vasconcelos. Os homenageados tiveram suas trajetórias profissionais e pessoais descritas brilhantemente pelo médico cirurgião Antônio Lopes, orador da solenidade.
Compuseram a mesa os presidentes: Walber Steffano (Simepe), Maurício Matos (Cremepe), Bento Bezerra (AMPE) e Hildo Azevedo (APM), além do secretário de Saúde-PE, André Longo; o presidente da Comissão Estadual de Honorários, Mario Fernando Lins; o vice-presidente da Sicredi Recife, Romeu Krause; a representante da Federação das Cooperativas de Especialidades Médicas de Pernambuco, Sirleide Lira; e o presidente do Instituto Pernambucano da História da Medicina, Miguel Doherty. Estiveram presentes também a vice-presidente do Simepe, Ana Carolina Tabosa e os diretores, Fernando Junior e Robson Miranda.
Em saudação aos agraciados, Walber Steffano acentuou que a indicação dos homenageados foi o resultado de um trabalho unificado, realizado pelas entidades médicas. E fez questão de destacar: “Diante desta plateia formada por tantos colegas que, ao longo dessa jornada profissional tive a rica oportunidade de conquistar, afirmo que nesta 52ª edição da Medalha de São Lucas, estamos reverenciando parte da história da medicina brasileira. Cada um dos agraciados contribuiu de forma direta para a medicina do nosso país, atuando na transformação de vida de inúmeros pacientes que neles depositaram a confiança e a esperança de superarem os problemas de saúde”, pontuou.
A cerimônia foi encerrada com a Hora de Arte, através da apresentação do grupo Ella´s que entrou na temática do outubro rosa e reverenciou algumas das maiores vozes femininas, Marisa Monte, Édith Piaf e Amy Winehouse, bem como os compositores Tom Jobin e Milton Nascimento. A perfeita fusão entre violino, piano, percussão e voz. Ao final, houve o descerramento da placa com os nomes dos quatro contemplados.