HCP vai gerir o Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher do Recife Doutora Mercês Pontes Cunha (HMR) será inaugurado no próximo dia 9, no bairro do Curado. Ontem, foi assinado o termo de gestão da empresa selecionada por licitação. O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) venceu a licitação e irá gerenciar os  serviços de saúde. A seleção para ocupar as 455 vagas de trabalho na nova unidade de saúde já está em andamento.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, lembrou da importância da nova unidade de saúde para a cidade, já que é o primeiro hospital de grande porte construído pela prefeitura. “Dentro dessa crise em que o país se encontra, a construção de um hospital desse porte é muito significativa. E esse hospital pretende desafogar as outras maternidades da cidade”, pontuou o prefeito.

Também foi destacado o principal viés do hospital: o atendimento materno-infantil. Esse aspecto do HMR terá foco no atendimento de mães e crianças recém-nascidas, inclusive tendo salas para parto humanizado e a Casa das Mães, que irá receber mulheres que tenham filhos internados na unidade de saúde. O HMR também irá atender mulheres que sofreram algum tipo de violência sexual, visando um atendimento mais humanizado. O hospital também deve atender pessoas que integram a população LGBT, como lésbicas, bissexuais e transsexuais.

De acordo com o superintendente geral do Hospital do Câncer, Hélio Fonseca, a nova unidade de saúde deverá ter todos os seus espaços funcionando até o final do ano. “As atividades vão começar a ser implementadas gradativamente e em módulos, a partir de sua abertura, de forma a garantir um melhor funcionamento”, assegurou o gestor.

O contrato assinado ontem entre o prefeito e o superintendente geral assegura que o funcionamento da unidade de saúde será voltado para a população, como estipula o Sistema Único de Saúde. Ainda dentro do convênio, está previsto o cumprimento de metas mínimas de acordo com a capacidade do hospital.

Para confirmar o cumprimento do que foi acordado, o HCP deverá enviar relatórios a cada três meses relativos ao funcionamento da unidade de saúde, com os dados e informações sobre as metas e o funcionamento do HMR. Também foi estipulado que o Hospital de Câncer irá gerir o Hospital da Mulher durante dois anos, mas o convênio poderá ser renovado pelo mesmo período por até, no máximo, 10 anos.

Capacidade
A expectativa da instituição é realizar, por mês, cerca de 10 mil atendimentos, distribuídos entre consultas ambulatoriais de gestações de alto risco, assistência de puerpério, partos e cirurgias. Serão disponibilizados 150 leitos para o atendimento de mulheres com idades a partir dos 10 anos para procedimentos de média e alta complexidade. O hospital também contará com banco de leite humano. Com a inauguração do HMR, é esperado que as demais maternidades públicas do Recife desafoguem em 30%.

Os recursos utilizados na construção do Hospital da Mulher foram divididos entre os governos municipal, estadual e federal, que ficaram com 38%, 25% e 37% do total de R$ 114 milhões investidos, respectivamente.

Hospítal

  • 455 vagas de trabalho
  • 10 mil atendimentos
  • 150 leitos
  • 30% das outras unidades serão desafogadas
  • R$ 114 milhões foram investidos

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas