Mais acolhimento às mulheres

Tudo em um só lugar. É esta a proposta do novo Centro de atenção à Mulher Vítima de Violência, inaugurado ontem no Hospital da Mulher do Recife, no bairro do Curado, Zona Oeste da capital. Localizado em um anexo da unidade, o espaço vai oferecer atendimento médico, perícia e registro policial às mulheres vítimas de agressão. O serviço multidisciplinar funcionará 24 horas, todos os dias do ano. Além de médicos, psicólogos, um perito do IML ficará à disposição para realização do exame de corpo de delito e agentes da polícia farão o boletim de ocorrência online.

O objetivo é oferecer um serviço que estimule a mulher a denunciar o agressor, fazendo com que ela se sinta segura e protegida. “Nossa proposta é garantir um ambiente com acolhimento qualificado, que una os serviços de saúde, o suporte psicológico e a prestação do atendimento policial. É fundamental essa mulher ter um espaço de privacidade e de confiabilidade que lhe assegure as condições para que ela possa levar adiante a denúncia contra o agressor, caso tenha interesse”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Ele afirma que a integração dos serviços ajudará a combater a impunidade, uma vez que muitas mulheres desistem de denunciar a violência sofrida em função das dificuldades encontradas na hora de prestar a queixa. “No centro, ela poderá fazer a coleta de vestígios da agressão que poderão servir de provas mais adiante, no caso de um inquérito policial”, reforça o secretário. O espaço também vai oferecer informações sobre uso de medicamentos contra doenças sexualmente transmissíveis e orientações sobre interrupção de gravidez, em situações de violência sexual.

A entrada lateral do anexo foi pensada justamente para permitir a privacidade da mulher na hora de procurar o espaço. O centro contará com dois consultórios, uma sala para atendimento psicológico, uma sala para serviço social, uma sala de atividades (terapia de grupo, reuniões), duas suítes para as pacientes, um quarto de repouso dos profissionais, posto de enfermagem e recepção. No setor, trabalharão sete médicos, seis enfermeiros, seis assistentes sociais, seis psicólogos, além de perito do IML e recepcionista. O trabalho será feito numa parceria entre a Prefeitura do Recife e o governo do Estado. O Hospital da Mulher é gerido pelo Hospital de Câncer de Pernambuco.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas