O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela secretária-geral, Claudia Beatriz, reuniu-se nesta quarta-feira à noite, 29/05, On-Line (Via Zoom), com os médicos plantonistas da Maternidade Arnaldo Marques (Ibura), vinculada à Prefeitura Municipal do Recife. Participaram ainda os diretores Fernando Oliveira, Sylvio Vasconcelos e as diretoras Malu David e Jamilly Leite.
Durante a reunião, os profissionais neonatologistas e obstetras relataram que as escalas de trabalho estão incompletas há meses, e que a situação só se agrava, próximo mês de junho as escalas de final de semana estão com dimensionamento crítico de profissionais, uma vez que geralmente são cobertos por plantões extras. Eles reclamam da sobrecarga, do risco ao qual estão expostos, do estresse que estão vivendo e denunciam que tudo isso compromete a qualidade do atendimento aos pacientes.
Outro problema relatado diz respeito a falta de comunicação interna, através de telefones/ramais e sinal de internet para comunicação entre os setores e a central de regulação.
Diante das denúncias apresentadas, o Simepe vai oficiar o cremepe para que medidas sejam adotadas para sanar os problemas apresentados, será ainda feita as cobranças e pedidos de esclarecimentos aos gestores da Maternidade Arnaldo Marques e a secretaria de saúde do Recife.
Uma nova reunião On-Line está agendada para o dia 10 de junho, às 20h30, para avaliação e definição dos rumos do movimento.