Na tarde desta quinta-feira (20/03), o Simepe realizou uma reunião virtual (Via Zoom), com os médicos da rede municipal de saúde de Timbaúba. Representando o sindicato, estavam presentes os diretores Robson Miranda, Rodrigo Rosas, Elton Pedrosa, Jamilly Leite, Sylvio Vasconcelos, Carlos Eduardo Cunha,José Tenório e Eraldo Arraes, além do advogado da Defensoria Médica (DFM), João Moreira.
Durante a reunião, os médicos da rede de atenção básica à saúde do município relataram que o acordo feito com o Secretaria de Saúde, para o pagamento de salários atrasados, em duas parcelas, apenas a primeira foi quitada. A segunda programada para o dia 10 deste mês não foi efetuada e segue sem previsão de data. O clima é de insatisfação.
Por sua vez, os contratos de trabalho temporários foram assinados pela gestão, com prazo de 90 dias e opção de renovação por mais 90. Vale ressaltar que o Cremepe realizou fiscalizações em nas unidades de saúde, PSFs e a UPA, onde foram verificadas irregularidades, em relação as condições de trabalho, abastecimento de insumos e medicamentos, o que impacta diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. O relatório encontra em fase de conclusão.
Diante dos fatos expostos na reunião, o Simepe vai notificar extra judicialmente a Prefeitura de Timbaúba, a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa terceirizada contratada; além de denunciar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) o descumprimento do acordo do pagamento dos salários atrasados e exigir providências.
O Sindicato segue firme no apoio às reivindicações da categoria, salientando a relevância da união dos profissionais neste momento crítico. O Simepe reafirma também seu compromisso com os médicos e com a saúde de Pernambuco e permanece em luta por condições dignas de trabalho e pelo cumprimento dos direitos da categoria.