Nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) presencial com os médicos estatutários da Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura do Recife, realizada no auditório da entidade. A AGE contou com a presença dos diretores Lilian Parra, Rodrigo Rosas, Fernando Jr., Tadeu Calheiros e Jamilly Leite, representando a entidade.
O encontro teve como objetivo analisar a proposta da gestão municipal com relação ao pagamento de incentivo referente ao novo modelo de financiamento da saúde. “O Ministério da Saúde acena com uma valorização dos servidores da Estratégia de Saúde da Família no momento em que aumenta o componente financeiro que vem através dos indicadores produzidos por esses profissionais. Em contrapartida, a prefeitura apresenta uma proposta em que há uma perda de quase 7% no recebimento mensal”, explicou Lilian Parra.
Com base nisso, a proposta da gestão municipal, por unanimidade, foi rejeitada pelos profissionais presentes na assembleia. Em paralelo, foi aprovado o início de um movimento conjunto de abono ao novo financiamento, em parceria com os sindicatos Seepe, Soepe, Satenpe e Sindatsb. Além disso, a AGE promoveu a abertura de uma mesa de negociação salarial da categoria médica com o objetivo de discutir as demandas de todos os médicos da rede municipal. Uma nova proposta será construída e apresentada à gestão municipal para dar um novo rumo ao processo de negociação.
O Simepe reafirma seu compromisso em defender os interesses dos médicos, promovendo o diálogo e a articulação contínua para garantir avanços reais. O trabalho coletivo com a categoria é fundamental para enfrentar os desafios da atenção básica e garantir uma saúde pública de qualidade.