Parcerias para acompanhar os bebês com microcefalia

A visita da comitiva da Organização Panamericana de Saúde (Opas) ao Recife, iniciada ontem e que termina hoje, pode resultar em parcerias para o tratamento de arboviroses e de bebês com microcefalia em Pernambuco. Cinco integrantes da Opas estiveram, ontem, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da cidade, para conhecer o trabalho da instituição no atendimento às crianças com a malformação. Depois, na sede da prefeitura, assistiram a uma apresentação sobre o quadro das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Somos uma agência técnica, mas temos mecanismos para ajudar o poder público a criar parcerias com órgãos financiadores, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, diz o diretor de vigilância em saúde da Opas, o dominicano Marcos Espinal. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, aprovou a ideia. “Estamos sempre abertos à possibilidade de captar recursos, e a presença da delegação da Opas no Recife já nos coloca no caminho de conseguir financiamentos.”

Um dos alvos da parceria é o atendimento aos bebês com microcefalia. Na visita ao Imip, na manhã de ontem, os integrantes da comitiva se surpreenderam positivamente com a estrutura da unidade, mas demonstraram preocupação com o atendimento às mães das crianças. “É uma condição que traz consequências para toda a vida, então é importante haver proteção para essas pessoas”, diz Espinal.

Hoje, a comitiva vai acompanhar equipes de Vigilância Ambiental da prefeitura numa ação de controle vetorial no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. Logo após, acontece uma visita ao Hospital Barão de Lucena, no mesmo bairro, e que é referência no atendimento às crianças com microcefalia no Estado.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas