Em uma eleição histórica, os médicos e médicas pernambucanos escolheram, pela primeira vez após mais de 30 anos, uma chapa composta por duas mulheres para os cargos de presidente e vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A chapa “União, Juventude e Experiência”, liderada pela médica Carol Tabosa, como presidente, e Jamilly Leite como vice, obteve ampla maioria dos votos, conquistando 62,77% dos votos válidos para a diretoria executiva e 37,22% dos votos para o conselho fiscal.
Além do marco histórico de representatividade feminina, a vitória de Carol Tabosa também se destaca por ser a primeira vez que uma médica do Agreste de Pernambuco assume a presidência do sindicato. A Chapa 1 é composta por 142 médicos que atuam nos serviços de saúde do Estado, fortalecendo a integração entre profissionais de diferentes regiões.
A eleição aconteceu nesta segunda-feira (17), de forma online, mas também contou com suporte presencial nas sedes do Simepe em Recife, Caruaru, Ouricuri e Petrolina, além dos seguintes locais: sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e nas unidades hospitalares Hospital da Restauração (HR), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Real Hospital Português (RHP). O intuito foi garantir a participação de médicos associados adimplentes de todo o território estadual.
O resultado simboliza um avanço significativo na representatividade da categoria e reforça a importância da pluralidade e da diversidade de vozes dentro do Simepe.
NÚMEROS:
Total de votos válidos para diretoria executiva: 3989
2504 chapa 1 / 1485 chapa 2
Total de votos válidos para o conselho fiscal: 3977
2453 chapa 1 / 1524 chapa 2
Percentuais:
Diretoria executiva:
62,77% chapa 1
37,22% chapa 2
Conselho fiscal:
61,67% chapa 1
38,32 chapa 2