Médicos pediatras que atendem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda se reuniram com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Tadeu Calheiros, na noite desta quarta-feira (13). O encontro foi realizado na sede do Simepe, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e teve como principal pauta a imposição da gestão para diminuir a carga horária dos profissionais e reduzir a equipe noturna de plantonistas pediatras da Unidade.
Calheiros registrou as queixas dos médicos e prestou orientações ao grupo e, conjuntamente à base, deliberou as medidas a serem tomadas a partir de então. “Será enviada ao Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), uma nota de ciência a respeito do pleito do grupo. À gestão da Unidade será encaminhado um ofício contrapondo-se às reduções na equipe de pediatria e solicitando uma reunião junto ao Simepe”, pontuou o presidente.
Ainda será contatado, em caráter de urgência, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). No documento, o Simepe solicitará uma audiência para discutir a recorrência da desassistência na ala de pediatria por parte das gestões visando unicamente a redução de custos. A direção da UPA Olinda será também comunicada quanto ao envolvimento do MPPE no caso.
Uma nova reunião com a equipe de pediatras que atendem na UPA Olinda está marcada para o dia 27/09 (quarta-feira), em que serão avaliados os resultados do movimento.