Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), reuniram-se na manhã da última segunda-feira (27), para continuar o debate sobre a portaria da Prefeitura do Recife (PCR) que libera o gozo das férias. A presidente Claudia Beatriz e os diretores Rodrigo Rosas, Fernando Júnior e Malu David estiveram presentes, bem como, Andreza Barkokebas e Valéria Barros de Souza, representando a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES).
⠀
O assunto predominante da pauta foi a liberação das férias dos médicos servidores do Recife, após a portaria publicada pela PCR. Os médicos reclamam que a expectativa positiva com a retomada do gozo das férias, encontra-se frustrada por não poderem decidir quando estas serão tiradas, além de pontuarem a falta de diálogo com seus respectivos diretores.
⠀
A secretária executiva, Andreza Barkokebas explicou que deu um direcionamento único para todos os distritos quanto a liberação das férias, mas que na própria portaria existe a possibilidade de sua flexibilização, desde que em comum acordo com as chefias imediatas. Dito isto, informou que também existem profissionais que estão com dois períodos de férias acumuladas e que estes devem ter prioridade no agendamento. A secretária reforçou que os médicos que ainda estiverem com dificuldades, devem recorrer as suas chefias imediatas para o diálogo. A SEGTES irá se reunir com a Secretaria Executiva de Regulação Médica e Alta Complexidade do Recife (Semarc) para mais uma conversa, sobretudo, para que as policlínicas e maternidades da rede, consigam alinhar melhor esta situação.
⠀
O Simepe continuará vigilante na cobrança para que todos os médicos tenham seus direitos garantidos assegurados. O sindicato orienta que não havendo conciliação na marcação das férias junto a chefia imediata, o servidor deve formular um pedido de esclarecimento escrito a cerca da negativa deste agendamento, entregar no recursos humanos da unidade de trabalho e enviar cópia ao Simepe.

Simepe recebe concluintes de Medicina da Afya e reforça importância da atuação sindical desde o início da carreira
Com o objetivo de valorizar a Medicina, o compromisso com a categoria e o fortalecimento da atuação médica desde os primeiros passos da carreira


