A direção do Simepe esteve reunida com a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica no Estado (Cerem-PE) para discutir os impactos gerados na aprendizagem desses profissionais por conta da pandemia do novo Coronavírus. O encontro foi realizado por meio de uma videoconferência, com a participação da presidente da entidade, Claudia Beatriz; do vice, Walber Steffano; do secretário geral, Tadeu Calheiros; e dos diretores executivos Mário Jorge Lôbo e Fernando Júnior.
Na oportunidade, foram apresentados e debatidos todos os problemas gerados em decorrência do momento e as possibilidades e ações que podem ser tomadas para o retorno das atividades desses residentes. Foi colocado em pauta ainda as denúncias recebidas pelo Simepe, na última segunda-feira (03/08), pela equipe de residência médica de ginecologia-obstetrícia e neonatologia do IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (como mostra a imagem a seguir):
Entre as queixas graves apresentadas pelo corpo de residentes estão a estrutura física inadequada; falta de acomodações para refeições e descanso, chegando ao ponto de terem que dormir no chão; além, é claro, do prejuízo na aprendizagem pelo fato do IMIP ter sido destinada a ser uma unidade de atendimento exclusivo para grávidas acometidas pela Covid-19. Essa medida ocasionou uma severa diminuição no fluxo de atendimento para esses residentes, impactando no aprendizado. Sinalizam também comprometimento das atividades teóricas, com relato de falta de preceptores para tal, bem como não puderam realizar o rodízio em outras unidades para seguir o programa.
Ao final, ficou deliberado o envio de ofício à Cerem-PE pelo Simepe, relatando todos os fatos ocorridos no IMIP e o aguardo de esclarecimentos por parte da Comissão – que ficou de avaliar o caso ponto a ponto. O Sindicato também vai solicitar a pesquisa feita, em nível nacional, com os residentes sobre temas como o programa de residência médica atual e os prejuízos causados por conta da pandemia. O Simepe já tem reunião agendada com os residentes para próxima segunda-feira (10/08).