Sob a coordenação do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Rodrigo Rosas, foi realizada na tarde desta terça-feira (11/02), a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), telepresencial (Via Zoom), com os médicos aprovados no Concurso Público de 2024 da Prefeitura Municipal de Ipojuca. Participaram ainda os diretores Fernando Junior, Jamilly Leite, José Tenório, Carlos Eduardo Cunha e Lilian Parra, além do advogado da Defensoria Médica (DFM), Diógenes Souza.
Em pauta: discussão e avaliação sobre o parecer do relator, conselheiro substituto do TCE, Marcos Nóbrega, que deferiu em 21/01, o pedido liminar na cautelar requerida, suspendendo as nomeações até que seja apurada se ocorreu alguma fraude nas nomeações. Até o momento o TCE não se posicionou a respeito. e que o caso continua sendo apurado, com prazo de 90 dias para resposta. Os médicos estão em expectativa.
Por sua vez a entidade médica requereu sua habilitação no processo que tramita no TCE, defendendo seu interesse na questão, para garantir o direito dos profissionais e prioriza os médicos aprovados em concurso público, além de suas nomeações e posses em seus respectivos cargos.
É preciso destacar que o prefeito questionou a nomeação assinada pela ex-prefeita Célia Sales, em 31 de dezembro de 2024. A atual gestão alega que há supostas irregularidades, que supostamente maculam as nomeações e que as nomeações ocorreram em período que não poderiam ocorrer.
O Sindicato pontuou que o TCE já analisou o concurso, o que afasta qualquer ilegalidade que maculasse o certame, conforme, inclusive, assinalado pelo relator do processo ao analisar o pedido liminar em questão.
Após as manifestações dos presentes, a AGE deliberou por ampla maioria. por aguardar a publicação da decisão do julgamento do processo pelo plenário do TCE, para adotar as medidas cabíveis, em defesa da nomeação dos médicos aprovados no concurso público. Além disso, o Simepe vai enviar oficio para a Prefeitura de Ipojuca, cobrando reajuste salarial para os médicos que trabalham nos ambulatórios, uma vez que os plantonistas foram beneficiados com aumento de remuneração.
O Sindicato continuará firme na luta. sempre em busca de garantir as condições adequadas de trabalho, valorização profissional e qualidade da assistência à população de Ipojuca.