O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) cumpriu uma agenda importante de fiscalizações em Caruaru, um dos novos epicentros da pandemia da covid-19 no Estado. A comitiva – formada pela presidente da entidade, Claudia Beatriz; pelo secretário geral, Tadeu Calheiros; e pelos diretores da regional Caruaru , Ana Carolina Tabosa e Robson Miranda – vistoriou três unidades de referência neste enfrentamento. O intuito da blitz foi verificar as condições de trabalho para os profissionais na cidade e informar à categoria quanto à luta do sindicato para o pagamento do adicional de insalubridade e a necessidade do preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os médicos acometidos pela covid-19.
A primeira parada da comitiva foi no Hospital Mestre Vitalino, que pertence à rede estadual e é gerido pela Organização Social do Hospital Tricentenário. No local, foi constatada a inexistência de um diarista (médico assistente) para o hospital provisório de campanha – que destina-se à enfermaria Covid. Com isso, esses pacientes precisam ser evoluídos pelos plantonistas, o que não é o ideal para acompanhamento dos pacientes com coronavírus. O Simepe não concorda com a situação e informou à direção local do complexo, que se comprometeu a suprir essa carência.
A entidade visitou ainda outras duas unidades, a UPA Boa Vista e o Hospital Municipal Dr. Manoel Afonso (HMMA). Em ambas as unidades foi constatada a falta de equipe de transferência, ficando a responsabilidade dos plantonistas realizarem esse deslocamento, desfalcando o corpo clínico nesses casos. Importante destacar que esses pacientes geralmente são transferidos para Recife e com média de 2 a 3 transferências por plantão. Tal situação descumpre integralmente a Resolução Nº 14/2014, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
Além disso, constatou-se que a rede municipal não está pagando o adicional de insalubridade de 40%, que é um benefício legítimo da categoria. Diante do cenário encontrado, o Sindicato continuará cobrando o pagamento integral dos proventos e adicional de insalubridade para a rede e também enviará ofício ao Cremepe para informar do descumprimento de resoluções do órgão, bem como solicitar fiscalização nas unidades.