Simepe reforça escuta ativa junto aos obstetras do Hospital Dom Malan em reunião sobre condições de trabalho e assistência à população

Na noite desta quinta-feira (25), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) reuniu-se, de forma remota, por meio da plataforma Zoom, com os médicos obstetras que atuam no Hospital Regional Materno Infantil Dom Malan, em Petrolina, no Sertão do Estado. Representando a entidade, participaram a vice-presidente, Jamilly Leite, o secretário-geral, Marcílio Oliveira, os diretores Robson Miranda, Rodrigo Rosas e Sylvio Vasconcelos, além do diretor regional em Petrolina, José Alberto Rosa, e do advogado da Defensoria Médica (DFM), João Moreira.

Durante o encontro, os profissionais apresentaram ao Sindicato uma série de demandas relacionadas à assistência obstétrica e às condições de trabalho na unidade. Entre os principais pontos discutidos estiveram as dificuldades relacionadas à composição e estabilidade das equipes médicas obstétricas, com reflexos diretos na cobertura assistencial e na organização das escalas de plantão; o cenário de sobrecarga decorrente da elevada demanda da unidade, especialmente nos setores de triagem obstétrica, enfermarias, sala de parto e centro cirúrgico; além da necessidade de reforço dos recursos humanos destinados à assistência obstétrica.

Também foram apresentados relatos que indicam necessidade de aprimoramento das medidas de segurança institucional, especialmente nos setores de urgência e emergência obstétrica, adequação dos fluxos assistenciais e melhorias estruturais na triagem diante do recorrente cenário de alta ocupação. Os médicos ainda relataram limitações estruturais relacionadas ao funcionamento do bloco cirúrgico, impactos operacionais sobre a realização dos procedimentos e a necessidade de melhorias nas condições físicas dos ambientes de trabalho, incluindo consultórios, equipamentos e espaços destinados ao repouso dos profissionais.

“Nosso papel, enquanto entidade representativa, é ouvir os médicos, compreender a realidade enfrentada no exercício profissional e buscar o diálogo institucional para construir soluções. As demandas apresentadas pelos obstetras do Hospital Dom Malan apontam questões que envolvem tanto as condições de trabalho quanto a qualidade da assistência prestada à população. O Simepe irá acompanhar esse cenário e buscar, junto à gestão da unidade, encaminhamentos que contribuam para fortalecer a estrutura de atendimento e oferecer mais segurança para médicos e pacientes”, destacou o diretor Robson Miranda

Diante da relevância dos relatos apresentados e dos possíveis impactos sobre as condições de exercício profissional e sobre a assistência prestada à população, o Simepe irá solicitar reunião com a administração da unidade para discutir os pontos levantados, conhecer as medidas eventualmente já adotadas pela gestão e buscar encaminhamentos institucionais voltados ao fortalecimento das condições de trabalho e da assistência obstétrica.

Como desdobramento das demandas apresentadas pelos profissionais, o Sindicato também solicitará fiscalização ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) com o objetivo de promover avaliação técnica das condições relatadas na unidade. Além disso, será proposta a realização de uma reunião conjunta entre Simepe, Cremepe e administração do hospital, buscando construir soluções institucionais e contribuir para o aprimoramento das condições assistenciais e do ambiente de trabalho.

O Sindicato reafirma seu compromisso com a escuta ativa da categoria e com a construção de soluções institucionais que garantam condições adequadas para o exercício da medicina e segurança assistencial para profissionais e pacientes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas