A primeira vacina brasileira da dengue começou a ser testada em Pernambuco nesta quinta-feira (20). Participaram do evento o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Em Pernambuco, cerca de 1,2 mil pessoas de dois a 59 anos devem receber a dose, que é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Esta é a terceira etapa de teste da vacina, que já está em andamento em Manaus-AM, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Fortaleza-CE, Aracuju-SE, Porto Alegre-RS, Campo Grande-MS e Cuiabá-MT.
A Fiocruz, que acompanhará os estudos no Estado, selecionará através de sorteio voluntários do bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife. Após receber a vacina, a pessoa passará cinco anos sendo acompanhada.
Para a produção da vacina, são utilizados vírus vivos, mas geneticamente atenuados. Do total dos voluntários, 2/3 receberão a vacina e 1/3 receberá placebo. O objetivo é descobrir se quem tomou a vacina ficou protegido e quem tomou o placebo contraiu a doença. Ao todo, 17 mil voluntários em 13 cidades vão participar da terceira fase dos testes.
Segundo o pesquisador Ernesto Torres de Azevedo Marques, os resultados anteriores têm sido positivos. “Vemos que a vacina induz uma resposta para os quatro sorotipos, sem efeito colateral grave”, explicou. Como efeitos, foram registrados pequenas manchas pelo corpo.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, explicou que a fábrica da vacina, no Butantan, em São Paulo, deve ficar pronta já em dezembro deste ano. “O mundo não tem uma vacina dose única contra os quatro tipos de vírus. Esta será a primeira do mundo e 40% do mundo tem arbovirose”, resumiu.
Fonte: LeiaJá



