O primeiro dia útil após o início da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no dia 30 de abril, foi de bastante procura pela imunização nos postos de saúde do Recife. Ao contrário de algumas grandes cidades do País, onde faltaram doses para a população, na capital pernambucana a imunização aconteceu normalmente. Na manhã de ontem o JC visitou três pontos de vacinação na Zona Norte e conferiu a movimentação nos postos de saúde.
Na Unidade de Saúde da Família Tasso Bezerra Chié II, no bairro de Campo Grande, uma das 26 pessoas vacinadas foi a operadora de caixa Jéssica Rafaelle, 24 anos, integrante do grupo de risco de puérperas (até 45 dias após o parto). Ela elogiou a velocidade no atendimento. “O posto está bem calmo, a vacinação está sendo rápida”, comentou Jéssica, que estava acompanhada da filha e do marido.
No bairro da Tamarineira, na Policlínica Albert Sabin, mesmo com maior fluxo de pessoas, a vacinação transcorria de forma tranquila. A administradora Natália Araújo, 32, grávida de 6 meses, esperava na fila que foi formada para receber a dose. “Estou esperando há dez minutos, mas está andando normalmente. Sempre venho nesse posto e é muito tranquilo. Só está mais agitado hoje devido à vacina contra o H1N1. Estou sentindo falta de uma triagem”, observou a administradora, que esperava juntamente com pessoas de outros grupos prioritários.
Na Policlínica Amaury Coutinho, no bairro da Campina do Barreto, as 63 fichas distribuídas não foram suficientes para a quantidade de pessoas que compareceram à unidade na manhã de ontem. Algumas tiveram que voltar para casa sem a vacina. Para quem conseguiu, o problema era a espera. A funcionária pública Iara Santos, 56, conseguiu ficha, mas esperava, com o neto recém-nascido, há 40 minutos pelo atendimento. “Cheguei aqui às 10h20 e estou esse tempo todo aguardando ser chamada. É muito ruim, ainda mais com criança pequena no colo”, reclamou. Funcionários da unidade garantiram que mais 400 doses da vacina chegariam à tarde e o atendimento seria normalizado.
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, no final de semana de mobilização nacional, 150 mil pessoas foram imunizadas. Elas se juntam as mais de 50 mil que haviam sido vacinadas na pré-campanha iniciada no dia 18 de abril. O órgão espera imunizar 80% do público alvo de 365 mil pessoas no município. Até ontem, em todo o Estado, mais de 749 mil pessoas haviam recebido a vacina. A campanha segue até o dia 20 de maio em 2.400 mil postos de saúde espalhados pelo Grande Recife e interior, das 8h às 17h.
Fonte: Jornal do Commercio



