Entre hoje e sexta-feira, mais de 170 países comemoram a “Semana Mundial do Aleitamento Materno” e destacam os benefícios da amamentação, hábito que deve ser estimulado desde a primeira hora após o nascimento, mas bastante negligenciado. Segundo a ONU, um a cada dois nascidos vivos não mama nos primeiros 60 minutos após o parto, o que evitaria a morte de mais de 800 mil pessoas por ano. A amamentação deve ser a única alimentação das crianças durante os seis primeiros meses de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O contato coma pele da mãe e o som do coração dela humanizam o bebê”, analisa a pediatra Tati Andrade. Mãe de uma menina de 19 anos e de Heitor Bernardo, de um ano, a funcionária pública Roseane Souza sabe da importância de dar de mamar. “Com o Heitor, intensifiquei ainda mais essa preocupação. Até os seis meses dele, nem água eu dava. Enquanto trabalho, ele fica em hotelzinho e, quando vou buscá-lo, ele puxa logo minha blusa para mamar”, comentou ela.
Fonte: Folha de Pernambuco



