Violência e saúde entre as discussões

Violência e saúde são os principais temas de várias atividades programadas, no Grande Recife, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje. Entre elas, o ato É Pela Vida das Mulheres, que reúne cerca de 30 coletivos e movimentos sociais, no Parque 13 de Maio, área central do Recife, a partir das 15h, com rodas de diálogo. Às 17h, as participantes saem em caminhada até o Derby.

“Discutiremos sobre aborto, trabalho, violência, mulheres negras, entre outros temas, e produziremos cartazes denunciando a ausência de políticas públicas voltadas para essas questões”, informa a ativista Mércia Alves, do SOS Corpo e Fórum de Mulheres de Pernambuco. “A violência, por exemplo, é subnotificada, só há dados sobre feminicídios, mas faltam números a respeito de outros crimes, como agressões e assédio moral, então não temos real clareza da situação.”

Conforme a Secretaria de Defesa Social, 245 mulheres foram assassinadas no ano passado, quatro a menos que em 2014. Este ano, até fevereiro, já são 44.

Também está na programação do dia a realização de 60 exames de Papanicolau, para prevenção do câncer de colo do útero, e 100 testes rápidos de HIV e sífilis. A ação é da Secretaria Estadual de Saúde e acontece, das 9h às 15h, no Pátio do Carmo, Centro do Recife. No local também serão fornecidas camisinha masculina e feminina e material informativo sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Já a Secretaria da Mulher de Pernambuco informa que desenvolve, em parceria com 176 organismos de políticas públicas para as mulheres, oficinas e palestras sobre empreendedorismo, cidadania e saúde da mulher, artesanato e prevenção à dengue, chicungunha e zika vírus.

A secretaria também promove, nos dias 16 e 17, curso de Formação de Liderança para Mulheres Negras, das 8h às 17h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. E no dia 30, lança, no Palácio do Governo, a edição número 10 do seu anuário e a 9ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, além das ações do órgão para 2016.

ENCONTRO

A Secretaria da Mulher do Recife realiza várias atividades até o dia 28, com cine-debates, rodas de diálogos em comunidades, exposição e palestras. Hoje, às 9h, o encontro é com os servidores, no auditório da prefeitura, onde haverá conversa sobre as principais políticas de gênero de 2015.

O município também oferece café da manhã e debate com depoimentos de mulheres que fazem uso da tecnologia e atuam nesta área no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec). E às 8h promove oficinas de maquiagem e palestras sobre violência contra a mulher, na Praça da Independência, no Centro. Ações voltadas para a saúde da mulher e o mamógrafo móvel estarão em vigor todo o mês em várias comunidades.

Fonte: Jornal do Commercio

Compartilhe:

Deixe um comentário

Fique por dentro

Notícias relacionadas